terça-feira, 3 de maio de 2011

Bola da Vez. [Filmes]


Hoje lembrei de um dos mais brilhantes filmes [sem exageros], que já assisti. Ele se chama “Sociedade dos Poetas Morto” ou, no original, Dead Poets Societ.

O filme conta a história de um professor de poesia nada ortodoxo, de nome John Keating, em uma escola preparatória para jovens, a Academia Welton, na qual predominavam valores tradicionais e conservadores. Esses valores traduziam-se em quatro grandes pilares: tradição, honra, disciplina e excelência.

Com o seu talento e sabedoria, Keating inspira os seus alunos a perseguir as suas paixões individuais e tornar as suas vidas extraordinárias.

O filme mostra também que em certa altura da vida, as pessoas, em especial os jovens, deveriam opor-se, contestar, gritar e sobretudo ser "livres pensadores", e não deixar que ninguém condicione a sua maneira de pensar, mas também ensina esses mesmos jovens a usarem o bom-senso.

"Sociedade dos Poetas Mortos" foi, em seu ano de lançamento (1989), candidato ao Oscar em várias categorias, levou para casa o prêmio de melhor roteiro (com enorme justiça dado a Tom Schulman) e, para a decepção de muitos (entre os quais me incluo), não foi agraciado como a melhor produção daquela temporada. Uma injustiça irreparável tendo em vista a qualidade do roteiro, a mão sensível do diretor Peter Weir, a atuação de Robin Williams e do jovem elenco que depois ganharia notoriedade em outras produções pelas suas grandes habilidades dramáticas (principalmente Robert Sean Leonard e Ethan Hawke) e a fotografia excepcional com locações muito lindas.

Trecho do Filme:

Ficha Técnica:

Sociedade dos Poetas Mortos
(Deads Poets Society)

País/Ano de produção:- EUA, 1989
Duração/Gênero:- 128 min., drama
Distribuição:- Abril Vídeo
Direção de Peter Weir
Elenco:- Robin Williams, Robert Sean Leonard, Ethan Hawke e Josh Charles

Minha Humilde Opnião

Não tenho nem palavras pra descrever a beleza, profundidade e poesia desse filme, sem exageros de minha parte. Confesso que começei a assistir o filme com preconceitos, primeiro por ser um filme antigo, depois imaginei ser chato. Diria que nunca estive tão enganado em toda minha vida.

Nos 10 primeiros minutos de filme, já estava totalmente envolvido com a história. Roteiro impecável e ótimas atuações, como já dito antes. Ao assistir você percebe que o filme não tem nada de “velho”, velho são seus preconceitos. Então, o que estão esperando?

Nota: 10,0

Recomendação: Total.

Nenhum comentário: